Faça parte do Grupo Cruzada Mistica Regeneração no Yahoo

Assinar cruzadamistica

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com

domingo, 23 de maio de 2010

Curiosidades sobre São Geraldo de Magela

ITÁLIA e BRASIL possuem o maior número de devotos do Irmão Leigo Redentorista Geraldo Magela

Além do Santuário de Curvelo, mais dois grandes Santuários são dedicados a São Geraldo e cuidados pelos Redentoristas, o Santuário de Wittem na Holanda e o Santuário-mãe, em Materdomini na Itália (fotos abaixo).


Existe um grande número de pessoas homônimas do santo.

Batizar os filhos como Geraldo ou Geralda é uma homenagem que as mães fazem ao Santo, em ação de graças por um parto feliz e pelos filhos saudáveis.



São Geraldo morreu em Materdomini no dia e na hora que ele tinha predito, 16 de outubro de 1755, consumido pelas suas severidades e pela tuberculose.


Acróstico de São Geraldo

Santo que há cem anos,
Alcançou a glória dos altares,
Orgulho dos devotos curvelanos.

Gerando graças e muitos favores,
Espiritualizou, a grei ávida de Deus,
Revigorando a fé que é uma constante,
Alegrando, assim, a Igreja Triunfante.
Lançou no coração desta comuna,
Dedicação especial à virgem Mãe Santíssima,
O belo ideal de uma Vida Redentorista.

Edson Gandra
Membro da Academia Curvelana de Letras



São Geraldo prevê nascimento de um bebê

Seu conterrâneo e amigo Alexandre Del Piccolo, que se casara há pouco pela segunda vez, foi visitá-lo em Materdomini. Geraldo o aconselhou: "Alegre-se e ame de coração sua esposa, apesar das dificuldades que virão. Ela está grávida de 40 dias e dará à luz um Menino".
E assim aconteceu. E Alexandre, feliz com o menino, o fez batizar com o nome de Geraldo. E narrou esta história por todo canto. Consta das atas de canonização.


TRÊS GRAÇAS ALCANÇADAS COM O "LENÇO DE SÃO GERALDO"

Na vida de nosso querido santo, aparece, por vezes, um lenço como instrumento de "milagres". Como parte das comemorações pelo Centenário da canonização de São Geraldo, aconteceu em Coronel Fabriciano, uma palestra que atraiu uma platéia de mais de 530 pessoas. No final da palestra foram distribuídos aos presentes "lencinhos de são Geraldo", como recordação. E não é que são Geraldo começou naquela mesma noite suas "travessuras" através deles!

- Uma mãe, chegando a casa, cheia de fé, colocou o "lenço abençoado" sobre a fronte de seu filhinho, invocando a proteção de são Geraldo. Fazia bem tempo que a criança vinha sofrendo uma forte e incômoda dor de cabeça. Simples cefaléia?!... Meningite?!... Aneurisma cerebral?!... Não se sabia. O que se sabe é que, no outro dia, a dor tinha evaporado e não voltou mais. Uma graça do "Protetor das mães e de seus bebês", dando uma passadinha por ali.

- Outra mãe tinha um filho, padecendo muito com um feio e purulento furúnculo. Pensavam em levar o garoto ao médico, no dia seguinte, para lancetar a apostema. Mas, aquela mãe, invocando são Geraldo, aplicou o "lenço abençoado" sobre a pare dorida da criança. No dia seguinte a pústula tinha vazado toda e, dentro em breve, o menino já saltava por aí, livre da infecção, por uma graça do "Padroeiro das mães e de seus bebês" que, tendo enfrentado em vida todos esses problemas de família, agora não falha ao ser invocado!

- Essa graça foi obtida por uma senhora católica fervorosa. Já por muitas noites não conseguia dormir. Confiante, colocou o "lenço abençoado" sobre as têmporas, recomendando-se ao "Padroeiro das mães e de seus bebês".Dormiu serenamente aquela noite e mais algumas horas do dia seguinte, como reposição do sono perdido antes. E a insônia voou como um passarinho espantado, para não mais voltar!
Disse o P.e Paulo Cáfaro, referindo-se a Geraldo, moço noviço, em Deliceto: "Deus brinca com este rapaz!" E, pelo andar da carruagem, parece que o folguedo de Deus com Geraldo, está continuando. Talvez se enchessem livros contando as "travessuras" desses dois.



RÁPIDAS SOBRE GERALDO

Geraldo vivia tudo com um espírito de liberdade e franqueza que atraía e também surpreendia aqueles que com ele conviviam ou com ele lidava.
Atraía em Geraldo seu olhar de fé sobre cada acontecimento. Ele irradiava uma disponibilidade ao sopro inspirador do Espírito Santo de Jesus que soava a muitos como maluquice. um teatrólogo chamou-o de LOUQUINHO DE DEUS.

UM COMENTÁRIO
O Reitor da casa redentorista de Materdomini, depois do acontecimento do tonel que ficava aberto sem que ovinho jorrasse, se desperdiçando, afirmou: - Com ele, Deus se diverte de modo singular. É necessário deixá-lo agir segundo o Espírito que o conduz: de outro modo não podemos explicar tão estupendo prodígio.

A VONTADE DE DEUS
Aqui está o núcleo da vida espiritual de Geraldo. Nisso afinadíssimo com os ensinamentos do fundador de sua congregação.

FRASES DE GERALDO EM SEUS DIAS FINAIS DE AGONIA:
"Eu penso que este leito é a vontade de Deus e estou cravado nele como estivesse na vontade de Deus. Ainda me imageino que eu e a vontade de Deus temos chegado a ser a mesma coisa."

Geraldo viveu da ternura do amor de Deus. Seu SIM ao querer divino era alegre convicto, confiado.

UM TESTEMUNHO
Era sempre alegre e afável até com os mais humildes e só se o via tristonho olhava pecados e pecadores, aos quais admoestava docemente e fazia quanto podia para atraí-los a Deus.
De uma carta pedindo orações à Irmã Maria de Jesus por outra religiosa gravemente enferma:
"Eu não a quero morta. Direi ao meu querido Deus que desejo que se faça mais santa e que morra na velhice trabalhando para a Glória de Deus. e que desta vez Deus faça como nós queremos. Em nome de Deus, dou-voa a obediência de não deixá-la morrer.



PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E FRASES DE SÃO GERALDO

Permaneça com muita alegria e não se deixe deprimir

A fé é vida e a vida para mim é fé.

Aqui se faz a vontade de Deus como e quando Ele quiser!"(Frase na porta do seu quarto)

Venho dizer-lhe, da parte do meu amado Deus, que se deixe ficar numa sólida e santa paz.

Deixar-se conduzir em todos os assuntos conforme o Espírito de Jesus Cristo.

Todos nós somos tentados em nossa vocação. E Deus prova-nos assim para ver nossa fidelidade.

A mortificação tem sentido em Deus. É uma lástima sofrer e não fazer isto por amor a Deus.

Se não me quiserem na congregação, hão de me ver todos os dias na porta do convento pedindo esmolas para os necessitados. (Quando buscava entrar para a Congregação Redentorista)

A divina vontade quer que eu siga adiante com água e vento nesse caminho. Ele quer que eu siga adiante. Ele quer e eu quero.

Serei pobre em fazer a minha vontade, e rico em buscar a tua.

Confio e espero somente em Deus, pois conheço bem minha miséria. Se assim não fosse, já teria perdido a cabeça.
A melhor oração é fazer o que agrada a Deus, e quando se faz por amor a Deus, tudo é oração.

Ó Deus meu, oxalá pudesse eu converter tantos pecadores quanto são os grãos de areia do mar e da terra, as folhas das árvores e dos campos, quanto são as partículas do ar, estrelas do céu, raios do sol e da lua e criaturas todas da terra.

Tenho agora a maravilhosa ventura de tornar-me santo, e, se a desperdiço, perco a para sempre.

Pois, que me falta para tornar-me santo? Tenho todas as ocasiões favoráveis para ser santo. Coragem, pois, quero me tornar santo.

Desde agora sejas mais sensato e penses que não te farás santo estando só em contínua oração e contemplação.
A melhor oração é estar como Deus quer. Permanecer na vontade divina, isto é, em contínuos trabalhos por amor de Deus. É isto que Deus quer de ti.

Não te submetas a teus gostos ou aos do mundo. Basta teres só Deus presente, e estares sempre nele, em tudo o que fazes.

Na verdade, tudo o que se faz unicamente por amor de Deus, tudo é oração.

Alguns se preocupam em fazer isto ou aquilo. Eu só tenho a preocupação de fazer a vontade de Deus.

Nenhum sofrimento é sofrimento, quando o aceitamos seriamente.

Alguns me dizem que eu zombo do mundo. Ó Deus, o que haveria de estranho se eu risse do mundo? Muito estranho seria se eu risse de Deus!

Se me perco, perco a Deus. E que me resta perder, se perco a Deus


Fonte: http://www.basilicasaogeraldo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário